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Leitura
Seg, 18 de Fevereiro de 2019 00:00

A importância da leitura na saúde da terceira idade.

As campanhas de incentivo à leitura normalmente são direcionadas para jovens e crianças. Porém há outros grupos na sociedade que se beneficiariam muito com o hábito de leitura, entre estes podemos citar, especialmente, os idosos. Um livro pode ser um grande companheiro e ajudar a saúde física e emocional de quem chegou à terceira idade.

Vários estudos apontam que para diminuir os efeitos negativos do envelhecimento, especialmente nos casos em que o idoso encontra-se deprimido, o estímulo é muito importante. Nesse sentido existem muitos caminhos; filmes, exposições, dançar, cantar e ler.

A leitura manterá a mente ativa, recebendo estímulos constantes e até mesmo assimilando novos conhecimentos, contribuindo, além de tudo, para evitar ou retardar o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

É o exercício da leitura que ajudará a aprimorar o funcionamento do cérebro e proteger do declínio cognitivo, pois mesmo em idade avançada novos neurônios podem se renovar.

 O que ler?

Cada um de nós tem uma história construída até aqui, e a forma com que lidamos com a leitura durante a vida é muito importante, porém não determinará necessariamente a maneira de como nos comportaremos de aqui por diante.

Pode ser que não tivemos muita intimidade com os livros e revistas, mas essa realidade pode mudar. Mesmo que não pareça, existem vários tipos de literatura e, com certeza, iremos encontrar algo que esteja na nossa realidade. A ideia de que a leitura é algo complicada e não cabe a nós é equivocada. Precisamos sim, sair da inércia e nos aventurarmos na busca de alguma literatura que seja o começo de uma história empolgante.

Fonte:https://www.felizmelhoridade.com.br/saude/bem-estar/importancia-leitura-terceira-idade/

 
Família
Seg, 11 de Fevereiro de 2019 00:00

A importância da família para a qualidade de vida do idoso

Como você sabe, a família, independente da idade, é considerada cultural e socialmente a base e o habitat de uma pessoa. Com isso, tanto na infância quanto na velhice o papel da família é importante ao acompanhar as mudanças físicas, psicossociais, culturais, hormonais, fisiológicas e psicológicas que ocorrem ao longo da vida.

Para o idoso, a família é o principal objetivo e fonte de amor, carinho e companhia. Mas, parte das famílias a iniciativa de institucionalizar o idoso ou não, sem saber que além da tristeza e sentimento de abandono, a qualidade de vida e a vida social do idoso podem diminuir com o tempo, uma vez que em asilos, a maioria não recebe visita ou só recebem telefonemas.

Com todo o apoio da família é quase impossível ver um idoso com problemas psicológicos ou fisiológicos e nesta faixa etária é imprescindível que a família esteja por perto para apurar todas as necessidades vindas dos idosos e também por sua importância. 

Além disso, a alimentação saudável e equilibrada é um fator que, dentro do lar, deve ser levada em consideração. Sendo que a vida social do idoso aumenta a partir do momento que ele vê chances de construir este laço. 

Os asilos, principalmente os públicos, não têm estrutura para comportar confortavelmente os idosos, de forma que cada um tenha sua privacidade, uma vez que nesses asilos, existem poucos quartos e banheiros. Outro fator que pode prejudicar a qualidade de vida do idoso é a falta de espaço físico, como pátios e jardins e a falta de profissionais qualificados, como médicos, enfermeiros e nutricionistas.

A dificuldade financeira também é um fator que leva a institucionalização do idoso, onde a família não tem suporte para cuidar e providenciar as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida e bem-estar dentro do lar. O que queremos dizer é que são necessárias algumas mudanças no imóvel para garantir a segurança do idoso, entre elas, manter tomadas ao alcance do idoso, a cama tem que ser firme e a uma altura confortável (em alguns casos, existe a necessidade de cama hospitalar), a fim de não provocar insegurança ao se levantar e firmar os pés no chão e também podem ser instaladas barras de apoio nos banheiros para facilitar o uso.

Portanto, é importante lembrar que o amor e carinho devem ser transmitidos ao idoso para que ele não se sinta abandonado e não tenha doenças psicológicas causadas pelas negligências da família. É imprescindível ter o ancião por perto e as mudanças devem ser feitas, pois ele pode ter qualidade de vida e bem-estar perto de quem ama.

 

 

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/a-importancia-da-familia-para-a-qualidade-de-vida-do-idoso/61003

 
Acompanhamento Medico.
Seg, 04 de Fevereiro de 2019 00:00

Importância do acompanhamento médico na terceira idade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao longo dos anos, o número de pessoas idosas no Brasil aumentou consideravelmente.

Estima-se que até 2050 o número de idosos no Brasil passe de 19,6 milhões (10% da população brasileira) para 66,5 milhões (29,3% da população brasileira)*. Já em 2030, o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.

O envelhecimento é um processo natural, que acontece de forma individual e gradativa. Com o tempo, ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas no organismo de cada pessoa.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram uma pesquisa com resultado publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz: Durante um ano, eles entrevistaram 1.431 idosos, com idade média de 69 anos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a sensação de bem-estar do idoso está diretamente ligada a saúde. O levantamento mostra que os idosos se sentem felizes por mais tempo quando são casados, trabalham, têm lazer regular, ingerem bebidas alcoólicas ocasionalmente, consomem frutas, legumes e verduras todos os dias, não são obesos, dormem bem e não sofrem com os sintomas de doenças crônicas.

Os idosos tem um médico especialista na sua saúde. São os GERIATRAS! Eles são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm na sua formação treinamento específico para os aspectos da saúde do idoso.

 

É importante um acompanhamento do idoso com o médico geriatra não somente apenas para o tratamento de doenças. Lembrem-se que também é papel do especialista orientar a família na melhor maneira de lidar com seus entes mais idosos, ajudando a combater os estigmas e preconceitos ligados ao envelhecimento, e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida, valorizando também seu estado emocional e avaliando a necessidade de um apoio multidisciplinar.

 

 

fonte: http://brasil.estadao.com.br)

 

 
Alimentação na terceira idade
Sex, 25 de Janeiro de 2019 15:22

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

O envelhecimento é caracterizado por uma série de modificações fisiológicas e psicológicas, que podem causar alterações no estado nutricional. Com a idade, o organismo absorve e utiliza de forma menos eficiente os nutrientes, o que provoca maior predisposição a doenças e maior necessidade nutricional.

Um dos fatores preocupantes nessa fase é a dificuldade de deglutição e/ou mastigação que muitos idosos apresentam, o que impede a manutenção de um plano alimentar equilibrado. Dessa forma, podem ocorrer deficiências nutricionais, fadiga, perda de massa muscular, perda de peso, entre outros sintomas relacionados à ingestão inadequada de nutrientes.

Por isso, deve-se ter atenção especial no preparo das refeições, para garantir que todos os nutrientes estejam disponíveis a fim de evitar desequilíbrios nutricionais. Portanto, é importante que a dieta inclua alimentos macios e de fácil mastigação e deglutição, para que se possa elaborar um cardápio equilibrado.

Veja como incluir diferentes grupos de alimentos no cardápio de idosos.

Cereais integrais

Há diversas maneiras de adicionar os cereais integrais no cardápio. Farinhas e flocos de quinoa, amaranto, aveia, arroz e trigo podem ser utilizadas no preparo de receitas de bolos e muffins. Outra opção é a inclusão dos cereais (arroz integral, massa integral, freekeh, quinoa, amaranto) em cozidos, ensopados e sopas. Os flocos podem ser adicionados, ainda, no preparo de mingaus, vitaminas ou adicionados a iogurtes.

Hortaliças e frutas

As hortaliças e frutas devem fazer parte do cardápio diário devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes são fundamentais para a prevenção e para o controle de doenças. Quando houver dificuldade de mastigação, deve-se optar pelas hortaliças cozidas, na forma de purês ou em sopas. Algumas hortaliças podem ser adicionadas a sucos.

As frutas podem ser consumidas amassadas ou na forma de purês, smoothies, vitaminas e sucos. Compotas de frutas sem adição de açúcar também são boas opções.

Dica da Nutricionista: o idoso pode incluir no cardápio os sucos de cranberry e de uva integral. São ricos em antioxidantes que atuam na prevenção e no tratamento de doenças como as cardiovasculares e o câncer.

Proteínas

Como fonte de proteínas, deve-se dar preferência para carnes macias, peixes sem espinhas, tofu, manteiga de amendoim ou de amêndoas e ovos mexidos ou cozidos. A inclusão de grãos e sementes como quinoa, amaranto, chia e leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) também contribui para o aumento do aporte de proteínas na dieta. Se necessário, esses alimentos podem ser batidos em sopas.

Laticínios

Para aqueles que não possuem restrições ao consumo de laticínios, podem ser incluídos no cardápio leite desnatado, queijo cottage e iogurte natural.

Como substitutos podem ser incluídas as bebidas vegetais de arroz, soja, quinoa, amêndoas e aveia, além de iogurte à base de soja.

Fibras

A constipação intestinal é uma queixa muito comum em idosos, especialmente quando há alteração na consistência da dieta e menor ingestão de alimentos que sejam fonte de fibras. Para aumentar o aporte de fibras pode ser adicionado o suplemento de Fibras Solúvel Polidextrose Mundo Verde Seleção. Bastante versátil, pode ser adicionado a qualquer preparação sem alteração de sabor e textura dos alimentos.


 

Fonte:http://mundoverde.com.br/alimentacao-do-idoso/

 
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