Viajar na terceira idade PDF Imprimir E-mail

Viajar na terceira idade

Antigamente, quando se atingia a terceira idade, o lazer e as atividades eram limitadas ao ambiente doméstico.

Muitos anos se passaram, a economia cresceu e o surgimento de novas tecnologias deixaram o mercado de viagens mais acessível para todos.

Além disso, a expectativa de vida dos idosos tem aumentado cada vez mais, portanto, o idoso passou a ter mais tempo para curtir novos ares.

E viajar também pode servir como uma terapia, visando melhora da saúde física e mental.

Veja abaixo os principais benefícios e a importância de viajar na terceira idade.

Melhora na Saúde Física

Quando viajamos, é natural que façamos mais atividades físicas.

Os passeios turísticos normalmente incluem boas horas de caminhada, proporcionando uma atividade física saudável e, ao mesmo tempo, muito prazerosa.

Melhora na Saúde Mental

A troca de ares e de ambiente auxiliam o idoso a sair da rotina no dia-a-dia.

Normalmente, em viagens a passeio, o sentimento é de euforia, alegria e expectativa de ótimas experiências, que acabam sendo fatores determinantes para afastar qualquer tipo de preocupação da cabeça.

Com isso, quadros de ansiedade e depressão podem ser aliviados ou diminuídos, proporcionando maior autoestima e bem-estar no idoso.


 

Criando Novas Memórias

Por se tratar de novos ambientes, viagens proporcionando boas e novas memórias.

Adquirir novas – e boas – memórias melhora o sistema cognitivo do idoso, além de que no retorno para casa, a tendência seja de compartilhar as novas memórias com as pessoas mais próximas, exercitando o cérebro e a memória de curto prazo.

 Sociabilização

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos idosos é o sentimento de solidão. Os familiares não visitam com tanta frequência e os amigos, muitas vezes, não estão mais por perto.

Durante uma viagem, a chance de se obter contato com novas pessoas e criar novos relacionamentos e amizades cresce consideravelmente, ainda mais quando se trata de uma viagem em grupo.

Em resumo…

Idade não é desculpa para não viajar e só tem benefícios para trazer!

Existem diversas agências de viagem especializadas em cidades e roteiros turísticos para a terceira idade.

Além disso, as viagens podem ser realizadas em família, tanto para novos lugares, quanto para cidades que o idoso costumava frequentar.

Portanto, independentemente do local, roteiro e companhia, incentivar o idoso a viajar só trará benefícios, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

 

 
ASBP © 2019 ASBP. Todos os direitos reservados.
ASBP Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos.