Acompanhamento Medico. Imprimir

Importância do acompanhamento médico na terceira idade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao longo dos anos, o número de pessoas idosas no Brasil aumentou consideravelmente.

Estima-se que até 2050 o número de idosos no Brasil passe de 19,6 milhões (10% da população brasileira) para 66,5 milhões (29,3% da população brasileira)*. Já em 2030, o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.

O envelhecimento é um processo natural, que acontece de forma individual e gradativa. Com o tempo, ocorrem modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas no organismo de cada pessoa.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram uma pesquisa com resultado publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz: Durante um ano, eles entrevistaram 1.431 idosos, com idade média de 69 anos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a sensação de bem-estar do idoso está diretamente ligada a saúde. O levantamento mostra que os idosos se sentem felizes por mais tempo quando são casados, trabalham, têm lazer regular, ingerem bebidas alcoólicas ocasionalmente, consomem frutas, legumes e verduras todos os dias, não são obesos, dormem bem e não sofrem com os sintomas de doenças crônicas.

Os idosos tem um médico especialista na sua saúde. São os GERIATRAS! Eles são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm na sua formação treinamento específico para os aspectos da saúde do idoso.

 

É importante um acompanhamento do idoso com o médico geriatra não somente apenas para o tratamento de doenças. Lembrem-se que também é papel do especialista orientar a família na melhor maneira de lidar com seus entes mais idosos, ajudando a combater os estigmas e preconceitos ligados ao envelhecimento, e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida, valorizando também seu estado emocional e avaliando a necessidade de um apoio multidisciplinar.

 

 

fonte: http://brasil.estadao.com.br)